Propriedades e benefícios da Arruda (Ruta graveolens)
Propriedades e Benefícios da Arruda
By tuasaude.com (adaptado)
O seu nome científico é Ruta graveolens e pode ser comprada facilmente em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.
Para que serve a arruda?
A arruda serve para fortalecer os vasos sanguíneos, sendo ótima no tratamento de varizes. Além disso, é um poderoso inseticida e vermifugo, combatendo piolhos, pulgas, sarna e vermes. Ajuda ainda a tratar dores reumáticas, aumenta a menstruação, dor de cabeça, úlceras, auxilia no tratamento de cistos.
Propriedades da arruda
As propriedades da arruda incluem sua ação analgésica, antiasmática, antiepilética, anti-inflamatória, antirreumática, calmante, febrífuga, vermifuga e fortificante.
As propriedades da arruda incluem sua ação analgésica, antiasmática, antiepilética, anti-inflamatória, antirreumática, calmante, febrífuga, vermifuga e fortificante.
Modo de Uso da arruda
As partes utilizadas da arruda são as suas folhas e flores.
Chá de arruda: Colocar uma xícara de água em uma panela e, quando ferver, apagar o fogo. Acrescentar 1 punhado das folhas secas de arruda. Deixe descansar por 30 minutos, coar e beber a seguir.
Efeitos colaterais da arruda
Os efeitos colaterais da arruda incluem tremores, gastroenterites, convulsões, vômito, dor abdominal, salivação e fotossensibilidade.
Contraindicações da arruda
A arruda está contraindicada para grávidas.
Cultivo
O cultivo da arruda é mais bem sucedido quando ocorre em um solo pedregoso, bem drenado e seco, porém rico em matéria orgânica. O melhor tipo de adubo para o plantio de arruda é o que contém nitrogênio e é usado com a técnica de cobertura.
Como é uma planta que ajuda a espantar pulgões e ratos, pode ser cultivada não só por suas propriedades aromáticas e medicinais mas também para auxiliar no cultivo de outras espécimes vegetais, evitando pragas e doenças comuns à plantas.
A arruda deve receber sol direto durante algumas horas do dia, ou no caso da incidência da luz solar ser indireta, a exposição deve se prolongar durante o dia inteiro. A arruda responde bem à exposição solar e não se desenvolve bem em ambientes escuros, portanto se a planta não for cultivada diretamente no solo, é importante colocar a jardineira no sol todos os dias para que a planta possa receber sua dose diária de exposição à luz.
O plantio deve ser realizado durante a primavera usando sementes ou a técnica de divisão de raízes. A frequência de irrigação deve ser regular, mas a quantidade deve ser moderada (dia sim e outro não) pois esta planta não se desenvolve corretamente em locais muito úmidos.
Seguindo essas dicas é possível cultivar arruda sem esforço e ter em casa uma planta grandemente aromática e que pode ser usada para auxiliar inclusive no cultivo de outras plantas, além de possuir funções medicinais.
No entanto é bom ressaltar que é uma planta que apresenta vários perigos e portanto deve ser cultivada com cuidado para evitar acidentes e graves consequências á saúde.
Comentários
Postar um comentário