7 Dicas de Como Plantar Pimenta
7 Dicas de Como Plantar Pimenta
By novonegocio.com
As pimentas possuem um cultivo relativamente simples, mas precisando ser condicionadas ao ambiente e trato adequado para se desenvolverem com qualidade e garantirem o lucro do produtor no final do mês. Por isso, acompanhe abaixo algumas dicas de como plantar pimenta corretamente.
1- Escolha o Local Adequado para a Plantação de Pimenta
Esse é o ponto principal e inicial. A primeira coisa a se fazer é buscar por um local ideal, que seja exatamente o que se precisa para plantar pimenta e desenvolvê-la com a qualidade almejada.
As pimentas são conhecidas pela resistência que oferecem, no entanto, elas podem se tornar ainda mais fortes quando são plantadas no local apropriado. Procure por um ambiente com solo fértil e bem drenável, visto que a planta não suporta a umidade excessiva.
O ideal é que a plantação de pimenta seja instalada em um lugar plano, pois assim facilita o processo de semeadura e de colheita da especiaria, além de receber luminosidade e a incidência dos raios solares durante a maior parte do dia, pois esta planta necessita de calor frequente para se desenvolver.
Veja, temos aqui a primeira dica quanto à plantação de pimenta. A pimenta precisa de sol, luminosidade e calor, devendo-se tomar muito cuidado com a umidade, esta não pode ser excessiva.
2- Selecione o Tipo de Pimenta
As espécies de pimentas para plantação podem ser encontradas em viveiros. Aconselha-se escolher as espécies mais resistentes para o plantio.
As pimentas são encontras em 27 espécies diferentes, que são comumente cultivadas ao redor do mundo. Para dar início à sua plantação de pimenta é necessário escolher a diversidade correta para o seu tipo de gosto. Para quem está começando, recomenda-se optar pelos tipos mais comuns e populares no mercado, além de, é claro, mais resistentes. Afinal, você não é ‘perito’ na plantação de pimenta, então é preciso tomar cuidados especiais e começar aos poucos.
Selecione as diversidades mais resistentes de pimentas como, por exemplo, a malagueta, dedo-de-moça, do reino, chili, jalapeno, tabasco e cheiro. As sementes destas espécies de pimentas podem ser encontradas diretamente em viveiros, inclusive, serem adquiridas em mudas, que são mais práticas e fáceis de cultivar, uma vez que já foram germinadas.
3- Prepare o Solo para Plantar a Pimenta
Por mais resistente que a diversidade de pimenta seja, o seu crescimento saudável depende das condições do terreno em que ela será fixada. Sendo assim, antes de qualquer coisa é indicado preparar o solo para plantar a pimenta, comece retirando todos os restos que possam estar visíveis no campo superficial.
Caso a terra já tenha tido uma plantação anterior, ainda mais se for recente, deve-se recobrar os seus nutrientes. O ideal é fazer o arado do solo, que serve para moer todos os resquícios, facilitando o processo de decomposição e convertendo-os em adubo natural, que irá auxiliar na germinação e desenvolvimento das pimentas.
4- Faça a Semeadura da Pimenta
Você adquiriu as sementes e preparou o solo? Agora é o momento de fazer a semeadura. Primeiramente, faça a abertura das covas, que devem ter, aproximadamente entre 25 e 30 cm de profundidade e 20 cm de largura. A distância entre cada buraco deve ser de 50 cm, que é suficiente para evitar que uma planta interfira no crescimento da outra.
Na sequência, deposite pelo menos 3 sementes dentro de cada cova e posteriormente as cubra com 2 camadas de terra. Finalize o processo regando os canteiros para acelerar a germinação. Se você escolheu as mudas ao invés de sementes, tem-se que fazer o replantio, retirando-as dos vasos e transferindo-as para as covas, tomando o máximo de cuidado para não “machucar” a planta.
5- Irrigue a Plantação de Pimenta
As pimentas são plantas típicas de regiões quentes e com pouca umidade, devendo ser regadas na medida certa. Por isso, durante o processo de germinação, que é logo após a semeadura, é indicado que os canteiros sejam irrigados 1 vez por semana, mas sem excessos para não encharcar o solo.
Após as plantas brotarem e ocorrer a floração, as regadas podem ser aumentadas para 2 vezes por semana, de preferência com intervalos de 3 dias. Isso permite que a terra tenha tempo suficiente para drenar a água, evitando a umidade em excesso, além de impedir que a planta desidrate.
6- Colha as Pimentas
A colheita da plantação de pimenta acontece cerca de 50 a 90 dias após sua plantação. A mudança de cor da pimenta é um dos indícios que está na hora de colher o plantio de pimenta.
Depois de tomar todos os cuidados com a plantação de pimenta é necessário colher a especiaria. No geral, as pimentas podem ser colhidas entre 50 e 90 dias após a semeadura, dependendo da diversidade que foi plantada. A pimenta pode ser colhida quando a sua coloração muda e apresenta uma textura macia, sendo necessário desprendê-la da pimenteira através de um corte no “cabelo” de cada unidade.
7- Faça a Manutenção da Plantação de Pimenta
Para manter as pimenteiras saudáveis e com uma produção ativa é necessário promover a manutenção. Após cada frutificação, ou seja, colheita, deve-se podar as pimenteiras, cortando aqueles galhos secos e frágeis, mas com cautela para não danificar a estrutura da planta.
Comentários
Postar um comentário